top of page
  • Foto do escritorDra. Maria Carolina de Paula e Silva

Banho de chuva NÃO causa gripe!

Atualizado: 13 de jun. de 2023


Eu fiz um post há alguns dias, no instagram (@dramariacarolinapediatra) , que houve mais de 25 milhoes de visualizaçoes, mais de 600mil compartilhamentos e muita polêmica...

Era um dueto mostrando uma família de mãe, pai e bebê tomando banho de chuva de verão e criando memórias. Eu confirmei que banho de chuva não causa gripe! Gripes e resfriados são causados por vírus que a gente pega através do contato com secreções de outra pessoa contaminada. Não há outra forma de pegar.

Não se pega gripe e resfriado de banho gelado, piscina, chuva ou um sorvete. Um banho de chuva "acidental" no inverno, é diferente... isso pode "estressar" o organismo levando à uma certa fragilidade no sistema imune. Mesmo assim, essa criança so vai ficar doente se tiver contato com os vírus e bactérias, entende? Claro que, se essa chuva cai do telhado pode trazer fezes de animais e outras sujeiras causando verminoses, hepatite A, diarreias. Chuvas com raios são perigosas sim! Mas a gente sabe diferenciar uma chuva com e sem raios... é preciso analisar os riscos, como atravessar a rua. E crianças com alergias respiratorias como asma e rinite podem piorar com a mudança de temperatura. Nesse video eu estava falando de um banho de chuva gostoso, numa tarde de verao, com primos ou pai e mae. Eu estava falando de criar boas memorias. Seja mais leve, permita que sua criança viva a natureza, brinque na terra e tome banho de chuva de vez em quando. Não é isso que vai fazer sua criança ficar doente. Certo? A partir de hoje, deixe sua criança SER CRIANÇA!

E viver com CRIANÇA!


Dra Maria Carolina

Pediatria com Paixão


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page